Apenas 40% das empresas brasileiras sobrevivem após cinco anos do nascimento

21 de janeiro de 2021

Construir um negócio de sucesso não é uma tarefa simples, tanto que dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) reforçam que seis em cada dez empresas brasileiras fecham antes de completarem cinco anos de atividade. Mas, olhando esse cenário por um filtro otimista, temos 40% das marcas resistindo às dificuldades de um mercado conturbado e extremamente competitivo.

São inúmeros os fatores que podem impactar essa vida encurtada e, sem sombra de dúvidas, a falta de planejamento estratégico bem como a ausência de suporte especializado para compreensão e atuação em todas as fases do ciclo de vida dos produtos e soluções estão entre eles.

Empresas nascem prioritariamente da ideia de ofertar um produto ou solução para uma demanda de mercado identificada. E compreender que esses produtos e soluções têm um ciclo de vida com início, meio e fim – exigindo estratégias dedicadas a cada fase – é indispensável.

Hoje o mercado considera quatro etapas principais do ciclo vida do produto:

Importante considerar que algumas consultorias incluem uma quinta etapa, inicial, de desenvolvimento desse produto ou solução, antes da introdução dele no mercado.

Por qual motivo essas empresas precisam de suporte adequado para enfrentar cada uma dessas fases?

A estratégia de um produto ou solução que está nascendo é totalmente diferente daquela que deve ser adotada na fase final. Portanto, o acesso à profissionais com expertise para gerir toda a cadeia com sabedoria – observando não somente o produto ou solução, mas todo o portfólio da empresa – é o que permite a construção de um bom planejamento estratégico de longo prazo que reconheça todas as fases e crie caminhos para vencer cada uma delas; a garantia de processos internos adequados e eficientes; a otimização dos investimentos em marketing; o controle de resultados por meio de indicadores qualificados; e, por fim, a tomada de decisões coerentes com cada etapa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *